Candidíase

O que é Candidíase?

A candidíase é uma infeção causada pela multiplicação descontrolada de fungos principalmente do género cândida. O fungo Candida existe inofensivamente no seu corpo, particularmente a pele e o seu crescimento é mantido controlado pelo sistema imunitário e outros microrganismos do mesmo género. O culpado mais comum é a espécie de levedura Candida Albicans. Estas leveduras precisam de umidade para crescer e, portanto, preferem áreas, como a boca, axilas, unhas e genitais, tornando estas as áreas onde a infeção é mais provável de ocorrer. A infeção por cândida não é perigosa, exceto quando o fungo entra na corrente sanguínea e se espalha para órgãos sensíveis do corpo.
Quais são os tipos mais comuns de infeção por fungos e quais são os seus sintomas?

candidiase2A candidíase pode ser amplamente classificada como superficial ou invasiva. As variedades superficiais afetam principalmente a pele e membranas mucosas e incluem oral, esôfago, vaginal, pênis, pele e infeções fúngicas infantis.

Alguns sintomas comuns de candidíase incluem alterações na membrana mucosa, mau cheiro, descargas líquidas e irritação nas áreas afetadas. No entanto, os sintomas tendem a variar de acordo com o tipo de infeção que está a sofrer. A candidíase oral podem ser identificados pela presença de um revestimento amarelo creme na língua e boca. Outros  sintomas da Candidíase podem incluir manchas descoloridas na língua e palato, manchas vermelhas ou cor-de-rosa no palato, bem como rachaduras vermelhas nos cantos da boca.

É possível para candidíase oral a se espalhar para dentro do esôfago e da faringe, caso em que você provável vai experimentar dificuldade e dor ao engolir.

Talvez o tipo mais conhecido e mais comum de infeção por fungos é o que afeta a vagina.  Infeções vaginais de Candidíase, como sugere o nome afetam a zona genital feminina e são específicas para as mulheres. É uma condição muito comum. Na verdade 3 em cada 4 mulheres tê-la-ão em diferentes graus de severidade no curso de suas vidas. Os sintomas incluem coceira, sensação de queimação, irritação, dor e presença de um corrimento branco ou cinzento com um cheiro de peixe.

É um equívoco comum que os homens não são afetados pela infeção genital de Candidíase, mas a verdade é que eles também são suscetíveis. No entanto, esta condição é muito mais rara em comparação com a sua prevalência entre as mulheres. Os sinais de infeção genitália masculina incluem vermelhidão ao redor da cabeça do pênis, coceira, inchaço e irritação da cabeça do pênis. Estes também podem ser acompanhados por um cheiro desagradável, dor durante as relações sexuais e ao urinar, dificuldade de retrair o pênis para o prepúcio e um corrimento branco sob o prepúcio. Nos homens, também podem manifestar-se em torno da virilha e pés. Os sinais mais comuns de  infeção de Candidíase masculina incluem o pé de atleta e Jock coceira.

Se você tiver muito tempo com suas mãos em água, você pode obter  candidíase das unhas. Manifesta-se como vermelho, áreas inchadas ao redor das unhas e é acompanhada por dor considerável. Em casos mais graves, que podem levar à separação de unhas, expondo um leito ungueal descolorido.

Candidíase infantil pode ocorrer em bebês que são entregues ou amamentadas por mães infetadas. Você pode detetar a infeção no seu bebé, procurando manchas vermelhas que se parecem com pequenas erupções. Se a erupção não desaparecer dentro de uma semana isso deve-lhe dar motivo suficiente para a suspeita e você deve ter o seu filho examinado por um médico.

Candidemia é uma condição na qual a Candidíase entra na corrente sanguínea e precipita uma condição muito grave especialmente quando se espalha para os órgãos vitais, tais como o coração. A taxa de mortalidade entre os pacientes com esta condição é entre 30% a 50%, embora a natureza oportunista da levedura candida significa que ele mata, principalmente aqueles com graves condições de deficiência imunológica, como Aids. É muito raro entre as pessoas saudáveis e as mortes são ainda menos comuns.